Saúde em Dia
Fosfatase alcalina: exame investiga doenças do fígado e dos ossos.

Níveis dessa enzima no sangue podem levantar suspeita de problemas

O que é?

A fosfatase alcalina é uma enzima encontrada em diversos tecidos do corpo, incluindo fígado, ossos, rins, intestino e placenta - mas as maiores concentrações de fosfatase alcalina estão no fígado e ossos. O exame de fosfatase alcalina mede os níveis dessa enzima no sangue.

No fígado, a fosfatase alcalina é encontrada nas bordas das células que se unem para formar canais biliares, pequenos tubos que drenam a bile do fígado para o intestino, onde ele é necessário para ajudar na digestão das gorduras. A fosfatase alcalina dos ossos é produzida pelos osteoblastos, células que estão envolvidas na formação do osso.

O exame de fosfatase alcalina pode, então, identificar doenças que afetam o fígado ou os ossos. Geralmente é pedido juntamente com outros exames que avaliam a função hepática, como TGO ou gama GT.

Indicações

O teste de fosfatase alcalina pode ser solicitado quando alguém tem um nível de gama GT elevado. Ele também pode ser pedido juntamente com outros testes de quando uma pessoa tem sinais ou sintomas sugestivos de doenças do fígado ou ossos.

Alguns sinais e sintomas de danos no fígado incluem:

- Fraqueza, fadiga
- Perda de apetite
- Náusea e vômitos
- Inchaço e/ou dor abdominal
- Icterícia
- Urina escura
- Fezes claras ou esbranquiçadas
- Comichão (coceira).

Sinais e sintomas de alterações ósseas incluem:

- Dor nos ossos ou articulações
- Fraturas frequentes
- Deformações ósseas.

Contraindicações

Não existem contraindicações expressas para um exame de fosfatase alcalina. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.

Grávida pode fazer?

Não há contraindicações para a realização do exame de fosfatase alcalina durante a gravidez. Entretanto, a gravidez pode deixar os níveis da enzima mais elevados, uma vez que ela é encontrada na placenta.

Preparo para o exame

Diversos medicamentos podem alterar os resultados do teste. Anote todos os medicamentos que você ingere com regularidade e leve para a consulta, incluindo suplementos alimentares. O médico ou médica irá dizer se você deve interromper o uso de alguma medicação e por quanto tempo.

É necessário fazer um jejum para fazer o teste, que varia conforme a idade. Veja:

- De 0 até 1 ano: jejum mínimo de três horas
- De 1 até 5 anos: jejum mínimo de seis horas
- Acima de 5 anos: jejum mínimo de oito horas.

Geralmente, o exame de fosfatase alcalina não pode ser feito se o paciente realizou uma biópsia hepática nos últimos 5 dias. Converse com seu médico ou médica sobre essa possibilidade e qual a melhor data para marcar o exame.

Como é feito

Em um hospital ou laboratório, o exame de fosfatase alcalina é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

- Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
- O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
- A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
- O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
- O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
- Uma bandagem é colocada no local.

Tempo de duração do exame

O exame de fosfatase alcalina leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia e coletar o sangue.

Recomendações pós-exame

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Por conta do jejum, é recomendado fazer uma refeição assim que o exame for concluído.

Periodicidade do exame

Não há uma periodicidade para se realizar a dosagem de fosfatase alcalina. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de problemas que podem ser acompanhados pelo exame, como doença hepática.

Riscos

Os riscos envolvidos na realização do exame de fosfatase alcalina são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema com antecedência.

Resultados

Os resultados do exame costumam ficar disponíveis em até um dia útil. A interpretação do exame fosfatase alcalina depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.

Resultados normais

Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.

Os níveis de fosfatase alcalina são medidos em unidade de massa atômica (U) por litro de sangue (L)

Os resultados do exame variam muito em crianças e bebês. Valores de referência para fosfatase alcalina até os 12 anos de idade são:

1 dia de idade: até 250 U/L
2 a 5 dias: até 231 U/L
6 dias a 6 meses: até 449 U/L
7 meses a 1 ano: até 462 U/L
2 a 3 anos: até 281 U/L
4 a 6 anos: até 269 U/L
7 a 12 anos: até 300 U/L.

Para adolescentes com idades entre 13 de 17 anos, os resultados do exame de fosfatase alcalina variam apenas conforme o sexo. Veja:

Masculino: até 390 U/L
Feminino: até 187 U/L.

Em adultos acima de 17 anos os resultados também variam apenas conforme o sexo:

Masculino: 40 a 129 U/L
Feminino: 35 a 104 U/L.

Resultados anormais

Resultados de fosfatase alcalina acima do normal podem indicar:

- Obstrução biliar
- Condições ósseas
- Tumores ósseos
- Doença hepática ou hepatite
- Hiperparatireoidismo
- Leucemia
- Linfoma
- Doença de Paget
- Raquitismo
- Sarcoidose.

Níveis de fosfatase alcalina abaixo do normal pode acusar:

- Hipofosfatasia
- Subnutrição
- Deficiência de proteína
- Doença de Wilson.

O exame pode ser combinados com outras dosagens, como a gama GT , para diagnosticar condições como:

- Doença hepática alcoólica
- Cirrose
- Alcoolismo
- Estenose biliar
- Cálculo biliar
- Neoplasia endócrina múltipla
- Pancreatite
- Carcinoma de células renais.

O que pode afetar o resultado do teste

Algumas situações podem afetar os resultados do exame:

- Uso de alguns medicamentos, que podem ser listados pelo médico ou médica
- Menopausa, que pode aumentar os níveis de fosfatase alcalina
- Abuso de bebida alcoólica.

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade