Teste pode indicar problemas como hepatites e alcoolismo
O que é?
A gamaglutamiltransferase (GGT ou gama GT) é uma enzima que se encontra em diversos órgãos do corpo, como rim, fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. Entre estes, o fígado é a principal fonte de GGT no sangue. O exame de gama GT mede as quantidades dessa enzima no sangue e avalia a função hepática.
A gama GT está presente nas células das vias biliares, e a lesão dessas células causa a elevação de suas enzimas no sangue. No entanto, o exame de gama GT não é tão específico, uma vez que a enzima pode ser encontrada em grandes quantidades em vários outros órgãos. Por isso é comum esse exame ser feito juntamente com a dosagem de fosfatase alcalina, sendo que os dois resultados elevados são mais indicativo de problemas.
Sinônimos
Gamaglutamiltransferase, GGT, gamaglutamil transpeptidase
Indicações
O teste de gama GT pode ser solicitado quando alguém tem um nível de fosfatase alcalina elevado. Ele também pode ser pedido juntamente com outros testes de função hepática quando uma pessoa tem sinais ou sintomas sugestivos de doenças do fígado. Alguns sinais e sintomas de danos no fígado incluem:
- Fraqueza, fadiga
- Perda de apetite
- Náusea e vômitos
- Inchaço e/ou dor abdominal
- Icterícia
- Urina escura
- Fezes claras ou esbranquiçadas
- Comichão (coceira).
O GGT também pode ser solicitado quando alguém com um histórico de abuso de álcool tenha completado o tratamento do alcoolismo. Isso porque os níveis de gama GT tendem a estar elevados em pessoas que fazem uso de bebida alcoólica com frequência. O exame, portanto, garante que o paciente aderiu ao tratamento.
Contraindicações
Não existem contraindicações expressas para um exame de gama GT. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.
Grávida pode fazer?
Não há contraindicações para a realização do exame de gama GT durante a gravidez.
Preparo para o exame
Diversos medicamentos podem alterar os resultados do teste. Anote todos os medicamentos que você ingere com regularidade e leve para a consulta, incluindo suplementos alimentares. O médico ou médica irá dizer se você deve interromper o uso de alguma medicação e por quanto tempo.
É necessário fazer um jejum de pelo menos três horas antes do exame. Além disso, o consumo de bebida alcoólica é vetado nas 24 horas anteriores ao exame, uma vez que pode afetar os resultados.
Geralmente, o exame de gama GT não pode ser feito se o paciente realizou uma biópsia hepática nos últimos 5 dias. Converse com seu médico ou médica sobre essa possibilidade e qual a melhor data para marcar o exame.
Como é feito
Em um hospital ou laboratório, o exame de gama GT é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue.
O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
Uma bandagem é colocada no local.
Tempo de duração do exame
O exame de gama GT leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia e coletar o sangue.
Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Por conta do jejum, é recomendado fazer uma refeição assim que o exame for concluído.
Periodicidade do exame
Não há uma periodicidade para se realizar a dosagem de gama GT. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de problemas que podem ser acompanhados pelo exame, como alcoolismo ou doença hepática
Riscos
Os riscos envolvidos na realização do exame de gama GT são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.
Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema com antecedência.
Resultados
A interpretação do exame de gama GT depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante levar em conta fatores como idade, sexo e doenças relacionadas.
Resultados normais
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.
Os níveis de gama GT são medidos em unidade de massa atômica (U) por litro de sangue (L)
Os resultados do exame de gama variam muito em crianças e bebês. Valores de referência para gama GT até os 10 anos de idade são:
0 a 1 mês: até 151 U/L
1 a 2 meses: até 114 U/L
2 a 4 meses: até 81 U/L
4 a 7 meses: até 34 U/L
7 a 12 meses: até 23 U/L
1 a2 anos: até 24 U/L
2 a 5 anos: 1 a 20 U/L
5 a 10 anos: 3 a 22 U/L.
Para crianças maiores de 10 anos e adultos, os resultados do exame de gama GT variam apenas conforme o sexo. Veja:
Feminino: 8 a 41 U/L
Masculino: 12 a 73 U/L.
Resultados anormais
Resultados de gama GT acima do normal podem indicar:
- Alcoolismo
- Diabetes
- Bloqueio no fluxo de bile para o fígado
- Insuficiência cardíaca
- Hepatites
- Isquemia hepática
- Necrose hepática
- Câncer no fígado
- Doença pulmonar
- Doença pancreática
- Cirrose
- Uso de medicamentos tóxicos ao fígado.
O exame de gama GT pode ajudar a diagnosticar doenças ósseas quando combinados com o exame de fosfatase alcalina. Isso porque a fosfatase alcalina se eleva quando aumenta a formação de tecido ósseo novo, como na doença de Paget e alguns tipos de câncer ósseo. Dessa forma, níveis normais de gama GT combinados com resultados elevados de fosfatase alcalina são conclusivos para problemas nos ossos.
O que pode afetar o resultado do teste
Algumas situações podem afetar os resultados do exame:
- Uso de alguns medicamentos, que podem ser listados pelo médico ou médica
- Consumo de bebida alcoólica nas 24 horas anteriores ao teste
- Tabagismo.
Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade. Ver a Política de Privacidade