Saúde em Dia
10 melhores alimentos para o cérebro

A alimentação para ter um cérebro saudável deve ser rica em peixe, sementes e frutas secas porque estes alimentos têm ômega 3, que é uma gordura essencial para o bom funcionamento do cérebro.

Assim, alguns dos melhores alimentos para o cérebro podem ser:

Chá verde: estimula o cérebro e, por isso, ajuda a estar mais alerta.

Salmão: é um dos peixes mais ricos em ômega 3 que acelera as respostas cerebrais e melhora a capacidade de aprendizagem.

Chocolate preto: basta um quadradinho por dia, após o almoço ou jantar, para melhorar a oxigenação cerebral e dar sensação de bem-estar.

Sementes de girassol: ricas em vitamina E que é um excelente antioxidante que protege as células do cérebro e diminuir os efeitos negativos do estresse evitando a exaustão e cansaço mental.

Tomate: além do antioxidante licopeno tem também fisetina, uma substância que ajuda a reduzir o esquecimento.

Sementes de abóbora: têm magnésio, que é um mineral que aumenta a capacidade de aprendizagem e de memória.

Levedura de cerveja: tem vitamina B que melhora as condições de transmissão da informação dos neurônios, melhorando a capacidade de memória.

Couve-de-bruxelas, couve-flor ou brócolis: são vegetais crucíferos que têm sulforafanos, uma substância que é um excelente antioxidante para prevenir e evitar a morte das células do cérebro, os neurônios.

Leite: contém triptofano que além de ajudar a melhorar o desempenho do cérebro também ajuda a ter um sono mais tranquilo, o que é fundamental para se armazenar a informação aprendida.

Ovo: tem vitamina B12 que é muito importante para a formação dos componentes das células do cérebro melhorando o seu funcionamento ajuda a aumentar a acetilcolina que é uma substância importante para as funções de memorização.

Além disso, para ter um bom funcionamento do cérebro é importante não passar muitas horas sem comer, pois o cérebro fica facilmente sem energia, beber 1,5 a 2 litros de água por dia, pois se o corpo estiver desidratado o cérebro não funciona bem, e evitar bebidas alcoólicas, que são tóxicas para o cérebro.

Fonte: https://www.tuasaude.com/alimentacao-para-o-cerebro/