Saúde em Dia
Rubéola – Análise de anticorpos IgG e IgM

Rubéola é uma doença viral de comportamento benigno, infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Caracteriza-se por manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham por todo corpo. O contágio ocorre normalmente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.

A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.

Na infecção primária o anticorpo IgM torna-se positivo a partir de 1 a 3 dias após o início da doença, sendo detectável de 2 a 12 meses. Reações falso-positivas para IgM podem ocorrer em pacientes com mononucleose infecciosa, infecções por parvovírus e coxsakievírus B.

O anticorpo IgG torna-se positivo a partir de 3 a 4 dias após o início dos sintomas, permanecendo reagente indefinidamente. IgG de baixa avidez está presente por até 3 meses, sendo que a partir de então pode ser detectado IgG de alta avidez. Histórico de sorologia positiva anterior à infecção, seguido de IgG positivo com elevação de 4 vezes ou mais no título da segunda amostra, sugere reinfecção. Neste caso, IgM pode estar presente, assim como IgG de alta avidez. Nos casos de Rubéola congênita, cerca de 20% dos infectados têm IgM negativo no primeiro mês de vida. IgG materna pode estar presente por mais de 6 meses. Já a IgG avidez não tem utilidade pois pode se permanecer com baixa avidez por até 3 anos na Rubéola congênita.

Pacientes vacinados apresentam IgG positivo e IgM negativo após 3 meses. IgG de alta avidez presente. O índice de soroconversão após a vacina é de 95%. 

O exame de sorologia para rubéola detecta a presença de anticorpos contra a rubéola na corrente sanguínea.

Para análise, deve ser realizada coleta de sangue venoso, a análise é realizada utilizando o soro do sangue coletado.

O resultado alterado do teste deve ser avaliado pelo médico solicitante, caso seja necessário, o médico solicitante poderá solicitar uma análise confirmatória.

 

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade