Saúde em Dia
Rubéola – Análise de anticorpos IgG e IgM

Rubéola é uma doença viral de comportamento benigno, infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Caracteriza-se por manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham por todo corpo. O contágio ocorre normalmente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.

A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.

Na infecção primária o anticorpo IgM torna-se positivo a partir de 1 a 3 dias após o início da doença, sendo detectável de 2 a 12 meses. Reações falso-positivas para IgM podem ocorrer em pacientes com mononucleose infecciosa, infecções por parvovírus e coxsakievírus B.

O anticorpo IgG torna-se positivo a partir de 3 a 4 dias após o início dos sintomas, permanecendo reagente indefinidamente. IgG de baixa avidez está presente por até 3 meses, sendo que a partir de então pode ser detectado IgG de alta avidez. Histórico de sorologia positiva anterior à infecção, seguido de IgG positivo com elevação de 4 vezes ou mais no título da segunda amostra, sugere reinfecção. Neste caso, IgM pode estar presente, assim como IgG de alta avidez. Nos casos de Rubéola congênita, cerca de 20% dos infectados têm IgM negativo no primeiro mês de vida. IgG materna pode estar presente por mais de 6 meses. Já a IgG avidez não tem utilidade pois pode se permanecer com baixa avidez por até 3 anos na Rubéola congênita.

Pacientes vacinados apresentam IgG positivo e IgM negativo após 3 meses. IgG de alta avidez presente. O índice de soroconversão após a vacina é de 95%. 

O exame de sorologia para rubéola detecta a presença de anticorpos contra a rubéola na corrente sanguínea.

Para análise, deve ser realizada coleta de sangue venoso, a análise é realizada utilizando o soro do sangue coletado.

O resultado alterado do teste deve ser avaliado pelo médico solicitante, caso seja necessário, o médico solicitante poderá solicitar uma análise confirmatória.