Saúde em Dia
Vitamina B6 E Os Principais Benefícios Para A Saúde

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é uma das vitaminas do complexo B. Todas as vitaminas B, desempenham um papel importante em diversas funções físicas e psicológicas.

Ajudam a manter o metabolismo saudável, função nervosa, função hepática, saúde da pele, saúde ocular, aumenta o nível de energia, entre outras funções.

Nesse artigo você vai conhecer as principais fontes, e benefícios da vitamina B6 para a sua saúde.

Vitamina B6

Envolvida em inúmeras funções biológicas, essa vitamina é usada pelo corpo todos os dias, e desempenha um papel importante em funções como movimento, memória, gasto energético e fluxo sanguíneo.

Ajuda a manter a saúde do sistema nervoso, na produção de hemoglobina que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos em todo o corpo, e nos fornece energia dos alimentos que comemos.

Outras funções essenciais: Equilibra os níveis de açúcar no sangue, atua como um tratamento natural contra a dor, regula o humor, e ajuda a produzir anticorpos para o sistema imunológico.

Crucial para o funcionamento do nosso organismo, entenda agora os benefícios dessa vitamina:

1. Saúde Do Cérebro

Essa vitamina ajuda a controlar os níveis de homocisteína; que é um fator de risco para doenças cardíacas, e que pode causar danos aos neurônios do sistema nervoso central.

Ela ajuda na produção de hormônios serotonina e norepinefrina, dois hormônios conhecidos como hormônios da felicidade que ajudam a controlar o humor, energia e concentração.

Pesquisadores acreditam que certos transtornos comportamentais em crianças, incluindo TDHA(Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), são causados ​​por níveis baixos de serotonina.

O consumo de alimentos com vitamina B6, pode ter um efeito benéfico em crianças com transtornos de aprendizagem e comportamento.

2. Combate Os Sintomas Da Artrite

Baixos níveis de vitamina B6 foram associados com o aumento dos sintomas de artrite reumática, incluindo o aumento das dores.

A pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition, observou os benefícios anti-inflamatórios da suplementação de vitamina B6 em pacientes com artrite.

No estudo randomizado, 35 adultos com artrite reumatoide recebem 5 miligramas por dia de ácido fólico, ou 5 miligramas de ácido fólico mais 100 miligramas de vitamina B6 por 12 semanas.

A suplementação de vitamina B6 ajudou a tratar os sintomas.

Concluindo que os resultados fornecem valiosos dados de referência em relação ao benefício dessa vitamina, para reprimir a resposta inflamatória em pacientes com artrite reumatoide.

3. Alivia Os Sintomas Da TPM

Consumir abundância de alimentos com vitamina B6, ou tomar vitaminas do complexo B pode ajudar a prevenir ou tratar os sintomas de TPM.

Estudos mostraram que a ela ajuda a combater a dor na mama, náuseas, cólicas, fadiga, dores de cabeça e até acne que ocorre antes do ciclo menstrual da mulher.

Acredita-se que ela ajuda com a TPM devido aos seus efeitos positivos sobre os neurotransmissores que são responsáveis ​​pelo tratamento da dor no cérebro.

Bem como seu papel no aumento do fluxo sanguíneo e na administração de hormônios.

Recomenda-se que as mulheres que sofrem sintomas frequentes de TPM tomem vitaminas do complexo B regularmente, especialmente os 10 dias antes da menstruação.

4. Melhora O Humor

Ela tem um impacto significativo na produção central de neurotransmissores de serotonina, e GABA no cérebro.

Estes são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir depressão, dor, fadiga e ansiedade.

Ela ajuda a equilibrar o humor e a prevenir transtornos de humor.

5. Mantém Vasos Sanguíneos Saudáveis

Sem vitamina B6 suficiente, os níveis de homocisteína se acumulam no corpo e danificam os revestimentos dos vasos sanguíneos.

Isso pode preparar o cenário para o acúmulo de placa, o que pode levar à um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Essa vitamina pode ajudar a tratar níveis elevados de homocisteína, para que o corpo possa curar o dano causado aos vasos sanguíneos.

Desempenha um papel no gerenciamento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, que são outros dois fatores importantes para a prevenção de doenças cardíacas.

Vitamina B6 E As Suas Principais Fontes

Para aproveitar todos os benefícios dela, adicione alimentos ricos em vitamina B nas refeições.

Confira a seguir as principais fontes dessa vitamina.

– peito de frango, lombo suíno, bife de carne bovina, fígado bovino, salmão, camarão, ovos, pistache, atum, abacate, banana, espinafre, couve-flor, melão, melancia, tomate, amêndoas, ameixas, avelã, sementes de girassol, sementes de gergelim, grãos-de- bico, grão de amaranto e ervilhas verdes.

Cenoura: Ela é rica em vitamina B6, fibras e em grandes quantidades de vitamina A. A vitamina B6 ajuda a formar a bainha proteica em torno das células.

Deficiência De Vitamina B6

Embora a deficiência não seja muito comum, os estudos ligaram uma deficiência de vitamina B6 com um aumento de risco de diferentes distúrbios.

Como:

- Transtornos neuropsiquiátricos,

- Convulsões,

- enxaquecas

- Dor crônica

- Doença cardíaca e artrite

- Mudanças no humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão

- Confusão mental

- Dores musculares

- Baixa energia ou fadiga

- Piora dos sintomas dos sintomas da TPM

- Piora dos sintomas de anemia

Os idosos possuem mais chances em sofrer com a deficiência de vitamina B6.

Consumir alimentos com essa vitamina, é crucial pois desempenha um papel essencial em funções do nosso organismo.

Mas não basta consumir somente os alimentos ricos em vitamina B6; é essencial iniciar uma reeducação alimentar para prevenir doenças, deficiências de nutrientes, manter a qualidade de vida, longevidade, entre outros benefícios.

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade