O Lítio é um dos tratamentos para depressão, porém ele é mais indicado para pacientes portadores do Transtorno Bipolar do Humor. Este remédio faz parte da classe farmacológica dos estabilizadores do humor, mas também pode ser usado como auxiliar no tratamento de alguns pacientes que não possuem o diagnóstico de Transtorno Bipolar.
Apesar de ser uma medicação que já existe há bastante tempo, continua sendo o medicamento número um, como se fosse o padrão ouro, para este transtorno.
Qualquer pessoa que não faz tratamento com Lítio, caso faça um exame de sangue para dosar o lítio, ele vai estar zero. Ou próximo disto. Só tem Lítio no organismo, quem faz tratamento usando Carbonato de Lítio.
A intoxicação por lítio pode levar a outros problemas de saúde como, por exemplo, danos ao coração.
Mas de onde vem essa lenda de que nascemos com lítio no sangue? Tem uma explicação: Se uma pessoa portadora do Transtorno Bipolar do Humor faz tratamento usando o Lítio, é necessário que ele seja dosado no sangue, para saber se ele está em um nível terapêutico. Ou seja, se a dosagem estiver abaixo de 0,6 no sangue, o remédio não está fazendo seu efeito pleno, porque sua dosagem está baixa.
Portanto, se uma pessoa deprimida que usa Lítio em seu tratamento não estiver melhorando, ou estiver piorando, pode ser que a substância esteja em níveis baixos. Mas vale ressaltar: ela só tem o elemento no sangue porque está tomando um remédio a base dele.
Da mesma forma que precisamos saber a concentração no sangue, para saber se está na dose terapêutica (que faz efeito), a dosagem também é fundamental para saber se não está em níveis tóxicos no organismo, como acima de 1,2 no sangue. A intoxicação por lítio pode levar a outros problemas de saúde como, por exemplo, danos ao coração (arritmias ventriculares, distúrbios de condução AV, insuficiência cardíaca, anormalidades sintomática do nó sinusal) e até morte. Entretanto, com um bom monitoramento você pode fazer um uso seguro da substância.
Por esses fatores que os indivíduos que não estão tomando Lítio não devem se preocupar, pois não possuem essa substância no sangue. E aqueles que tomam, devem se cuidar para utilizarem o medicamento da forma adequada, com a quantidade certa e acompanhamento médico.
Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade. Ver a Política de Privacidade