Saúde em Dia
Beta hCG

O hCG pode ser detectado na urina e no sangue de uma gestante e, portanto, o exame de gravidez pode ser realizado tanto pelo método de farmácia quanto em laboratório — mas há uma diferença. O primeiro é apenas qualitativo, indicando a ocorrência ou não da gestação, enquanto o segundo indica os níveis de beta-hCG no organismo e, portanto, é mais fidedigno.

O teste de farmácia é aplicado com auxílio de uma espécie de caneta com sensor, que deve ser inserida em um pequeno frasco com a primeira urina do dia, para uma maior precisão. Após cinco minutos de leitura, o dispositivo indica, com cerca de 98% de eficácia, a existência ou inexistência de gravidez, por meio de uma sinalização descrita no manual que o acompanha.

Os exames de farmácia podem ser aplicados desde o primeiro dia de atraso menstrual, mas, pelo motivo citado, não é recomendado que seja realizado antes de uma semana, sob risco de falso negativo.

A confiabilidade dos testes de farmácia é alta, no entanto, quando o resultado for negativo, faz-se necessário repetir a avaliação em alguns dias ou procurar um laboratório, pois os níveis de beta-hCG na urina podem ainda estar baixos, o que não conclui a inexistência de gravidez.

O exame por teste de sangue, por sua vez, pode ser efetuado a partir do segundo dia de atraso, em laboratório, embora seja interessante realizá-lo após duas semanas. A avaliação indica os níveis de beta-hCG no organismo, que, em mulheres grávidas, é de 5 mlU/ml ou mais e, portanto, mais preciso.

Faça seu exame em um LABORATÓRIO CREDENCIADO.

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade