Saúde em Dia
O exame da urina detecta quais doenças?

Confira agora alguns exemplos de problemas que são detectados pelo exame de urina.

Desidratação

A desidratação, por exemplo, é uma condição na qual o organismo tenta poupar água, de modo que esta é liberada em menor quantidade na urina. Ela ocorre quando a ingestão de líquidos é insuficiente ou em casos de diarreias, vômitos, febre, transpiração excessiva nos dias de muito calor, portadores de diabetes, entre outras condições em que o controle hídrico é afetado, gerando um desequilíbrio.

Esse problema pode ser classificado de acordo com o seu grau de complexidade.

isotônica — tipo mais comum, principalmente em crianças, caracterizado por perda na mesma proporção de água e sódio por meio de diarreias e vômitos;

hipertônica — caracterizada pela perda maior de água, ocorre com frequência em diabéticos e pode ser causada por febre intensa e diarreias;

hipotônica — mais comum em crianças, há perda maior de sódio e pode ocorrer por alterações gastrointestinais, renais, uso de diuréticos e má nutrição.

Em todos os casos, o líquido da urina se torna mais amarelado, com elevada concentração de substâncias e pouca água. Assim, o exame de urina entra como forte aliado no diagnóstico e prevenção, pois consegue identificar qual a complexidade (quando ocorre a desidratação) e quais componentes o paciente está perdendo.

Outros problemas que podemos identificar no exame de urina são:

- Infecções urinárias

- Diabetes

- Cálculos renais

Por que fazer exame de urina mesmo sem apresentar sintomas?

O exame de urina é um grande aliado na prevenção de doenças, pois algumas são silenciosas e só apresentam os sintomas quando já se instalaram, como no caso do diabetes e da hipertensão.

Portanto, a sua realização periódica ajuda o médico a identificar se há ou não algum desequilíbrio e se ele é reversível ou não, ou seja, funciona como um termômetro da sua saúde.

Motivos não faltam para você realizar o seu exame e cuidar de você, agende pelo whatsapp  (35) 98802-0861

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade