Saúde em Dia
Antibiograma o que é e para que serve esse exame

ANTIBIOGRAMA é uma palavra usada para denominar/designar um exame laboratorial de urocultura (da urina / antibiograma urinário) ou cultura (de outro tipo de secreção) ou mesmo das fezes com posterior uso de antibióticos para determinar qual ou quais dos antimicrobianos será mais eficaz para matar determinado micro-organismo.

Veremos nas linhas que se seguem tudo sobre esse exame sob a forma de perguntas e respostas para facilitar o entendimento.

1 - ANTIBIOGRAMA O QUE É?

Antibiograma é um exame de laboratório que é solicitado pelo médico quando ele não tem certeza de qual é a bactéria que está deixando você doente, em caso de infecção por bactérias, obviamente.

É feita uma cultura ou urocultura de bactérias , em que a secreção retirada do paciente é colocada em um meio nutritivo para as bactérias. 

O objetivo de alimentar as bactérias em uma cultura - em um prazo de cerca de 15 dias - seja observado quais tipos de bactérias ou fungos cresceram nesse meio.

Posteriormente, é feito o 'antibiograma propriamente dito', que consiste em colocar vários tipos de antibiótico em diferentes partes da placa e observar qual (ou quais) conseguiu matar mais bactérias.

Infelizmente, esse exame ainda é pouco solicitado pelos médicos que preferem receitar um antibiótico(medicamento para matar os micro-organismos) antes de saber com qual bactéria você foi infectado e qual tipo de antibiótico matou essa colônia de bactérias.

2 - ANTIBIOGRAMA PARA QUE SERVE?

Esse exame identifica com precisão qual é a bactéria que é a agente causadora da infecção do paciente e quais antibióticos são capazes de matá-la.

3 - QUANDO O MÉDICO DEVE SOLICITAR O ANTIBIOGRAMA?

Em muitos casos apenas a avaliação clínica de um médico experiente já é capaz de avaliar o tipo de antibiótico(antimicrobiano) que será eficaz no tratamento de determinada infecção bacteriana, com base na anamnese e análise clínica do paciente.

Contudo, às vezes um médico prescreve um antibiótico e a infecção não cessa, ele então, pode optar em "tentar empiricamente" um outro tipo de antibiótico ou optar por já pedir o exame antibiograma.

4 - COMO É FEITO O ANTIBIOGRAMA?

No laboratório é feita a coleta de material biológico proveniente da lesão. O material coletado pode ser uma amostra de sangue, catarro (escarro), secreções corpóreas, saliva, fezes, urina (antibiograma urocultura é o antibiograma da urina / urinário), entre outros materiais.

4.1 - A cultura das bactérias

Após a coleta do material, este é cultivado em placas de petri em um meio propício (um meio nutritivo e em temperatura ótima para o desenvolvimento microbiano, como explica a microbiologia) tanto para o crescimento quanto para a multiplicação dos microrganismos.

Esses microrganismos irão formar colônias no meio de cultura quando forem usadas secreções ou urocultura ou urinocultura quando for cultura de urina.

Após dois dias (aproximadamente 48 horas) do início da cultura as colônias de bactérias já estarão formadas.

O examinador no laboratório (com laudo de biomédico ou farmacêutico bioquímico) irá ver o número de colônias formadas e depois passará a analisar em quais antibióticos esses germes serão sensíveis e resistentes e na presença de quais antibióticos eles irão morrer. 

4.2 - O antibiograma propriamente dito

A partir deste momento, estes microrganismos serão isolados e submetidos, in vitro (na placa de petri), à ação de vários tipos de antibióticos. 

Destes antibióticos ou antimicrobianos, os que conseguirem combater (matar) as bactérias serão os medicamentos mais eficazes para combater as bactérias que infectaram ESTE paciente.

Agora que você sabe o que é antibiograma poderá pedir a um médico que o solicite caso o primeiro antibiótico que ele receitou a você não estiver fazendo efeito. 

O ideal seria que antes de prescrever qualquer antibiótico seja feito o antibiograma; no entanto, às vezes não há esse tempo (no caso de infecções graves), mas nada impede que enquanto você se trate da infecção, o antibiograma seja feito ao mesmo tempo.
 

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade