Saúde em Dia
Exame de ureia é feito para acompanhamento de doenças renais

Resultados alterados podem acusar insuficiência ou infecção nos rins

exame de ureia é usado principalmente para avaliar a função dos rins. Atualmente, tem sua maior utilidade em clientes renais crônicos, uma vez que o exame de creatinina é mais utilizado para diagnóstico de problemas renais ou mesmo acompanhamento da função renal. Dessa forma, a dosagem sanguínea de ureia é um complemento da dosagem de creatinina.

Saber a dosagem de ureia no sangue ajuda a avaliar a função renal porque a ureia é uma substância filtrada pelos rins. Quando nosso organismo quebra as moléculas de proteína que serão direcionadas aos músculos, ele também produz algumas substâncias que não são aproveitadas pelo corpo. Entre essas substâncias estão a ureia e a creatinina. A ureia é um combinado de substâncias como nitrogênio, carbono, hidrogênio e oxigênio.

A ureia então viaja pela corrente sanguínea até os rins, onde será filtrada e eliminada na urina. Quando os rins não estão funcionando bem, a filtragem da ureia é comprometida. Isso quer dizer que boa parte da ureia produzida não será excretada na urina, permanecendo no sangue.

Dessa forma, o exame de ureia avalia as quantidades da substância no sangue a fim de investigar possíveis doenças renais.

Sinônimos

Contagem de ureia, dosagem de ureia

Indicações

A dosagem da ureia ajuda a detectar a insuficiência renal em fases precoces. Por isso, o teste é indicado para pessoas que:

  • Têm histórico familiar ou pessoal que doença renal crônica
  • Têm doenças que aumentam o risco de problema renal, como diabeteshipertensãoobesidade, rins policísticos, glomerulonefrite, infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição
  • Fazem uso de medicamentos que alteram a função renal
  • Têm idade maior que 50 anos
  • São fumantes.

Outros sintomas e condições que podem justificar a triagem com exame de ureia são:

  • Inchaços no corpo sem causa definida
  • Anemia sem causa aparente
  • Doenças cardíacas graves
  • Sangue na urina
  • Urina com espuma
  • Perda de peso não-intencional
  • Perda de apetite e fraqueza sem causa aparente
  • Crianças com problema de crescimento
  • Gravidez com suspeita de pré-eclâmpsia.

Contraindicações

Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para a dosagem de ureia.

Grávida pode fazer?

Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicação expressa. Inclusive, a dosagem de ureia pode indicar se a gestante está com pré-eclâmpsia.

Preparo para o exame

Por ser um exame de sangue comum, não há um preparo especial para a dosagem de ureia. Se a amostra de sangue for usada apenas para dosar essa substância, não é necessário jejum, privação de sono, de atividade física ou qualquer outra recomendação especial. Caso a amostra seja utilizada para outros exames, o laboratório provavelmente orientará acerca dos cuidados.

É importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você ingere com regularidade. Pode ser necessário interromper o uso de alguma medicação dias antes do teste.

Como é feito

Em um hospital ou laboratório, o exame de ureia é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

  • Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
  • O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
  • A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
  • O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
  • O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
  • Uma bandagem é colocada no local.

Tempo de duração do exame

Um exame de ureia leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia coletar o sangue.

Recomendações pós-exame

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Caso a amostra de sangue seja utilizada para outros testes que exigiam jejum, o paciente poderá se alimentar após a coleta.

Periodicidade do exame

Não há uma periodicidade para se realizar um exame de ureia. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame, como insuficiência renal crônica. Além disso, o exame de creatinina deverá ser solicitado com mais frequência para pessoas que já possuem doenças renais, ficando a dosagem de ureia reservada para casos específicos.

Riscos

Os riscos envolvidos na realização do exame de ureia são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes da coleta.

Resultados

Os resultados do exame de ureia são obtidos poucos dias após a coleta da amostra. Os valores listados aqui são apenas um guia, e não necessariamente o indicativo de que há problemas. O médico irá avaliar os resultados com base em sua saúde e outros fatores. Isto significa que um valor dentro ou fora do normal pode ter outro significado.

Resultados normais

Os valores de referência para ureia variam de 10 a 45 mg/dL (miligramas por decilitro de sangue). Os valores podem ser diferentes conforme o sexo e idade.

Resultados anormais

Níveis de ureia acima do normal podem indicar:

  • Trato urinário bloqueado
  • Infecção nos rins
  • Insuficiência renal
  • Desidratação
  • Alterações musculares, como rabdomiólise
  • Problemas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia.

Níveis abaixo do normal podem indicar:

  • Condições que envolvem os nervos que controlam os músculos, como miastenia grave
  • Alterações nos músculos, como distrofia muscular.

O que pode afetar o resultado do teste?

Como a ureia é um subproduto da quebra de proteínas, pessoas que utilizam mais proteínas podem apresentar maiores níveis da substância no sangue. Como as proteínas são utilizadas na estrutura dos músculos, atletas e pessoas com grandes concentrações de massa muscular podem apresentar taxas maiores de ureia no sangue e permanecerem saudáveis.

Por outro lado, idosos tendem a apresentar menores taxas de massa muscular naturalmente. Dessa forma, a dosagem de ureia também pode estar naturalmente abaixo do normal nessa faixa etária.

É importante então analisar os resultados não só com base nos valores de referência, mas levando em consideração fatores como sexo, idade e concentração de massa muscular.

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade