Saúde em Dia
Piócitos, pesquisa e contagem

URINA

Um aumento de leucócitos (piócitos) na urina, indica processo inflamatório das vias urinárias, podendo estar localizado desde os glomérulos até a uretra, sendo ou não de causa infecciosa. Para se confirmar a presença de um processo infeccioso, há necessidade da demonstração do agente infeccioso através de exame bacterioscópico ou técnicas de isolamento e cultura. Há numerosas causas de leucocitúria com a urocultura habitual negativa: glomerulonefrites exsudativas ou proliferativas, nefrites túbulo-intersticiais, rejeição de enxerto renal, quadros febris na infância, pós-operatórios de prostatectomia, calculose das vias urinárias, infecção por clamídia, tuberculose de vias urinárias. Em crianças pequenas, devido a dificuldade de coleta e o uso de bolsas, principalmente no sexo feminino, o valor diagnóstico da piúria é limitado, tendo em vista a possibilidade de contaminação e concomitância de outros processos inflamatórios na região (ex.: dermatites).

Método

Microscopia ótica

Condição

30mL de urina (jato médio da 1a urina da manhã ou urina de 1o jato).

Enviar rapidamente ao laboratório. Manter dieta hídrica habitual.

FEZES

O aparecimento de leucócitos (piócitos) nas fezes, indica um processo inflamatório na luz intestinal. Para se confirmar a presença de processo infeccioso, há necessidade da demonstração do agente infeccioso através do exame bacterioscópico ou de técnicas de isolamento e cultura.

Método

Microscopia ótica

Condição

Fezes recentes (a fresco). Enviar rapidamente.

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade