Saúde em Dia
Glicose pós prandial, recomendações sobre refeição, intervalo de tempo antes da coleta do sangue e resultado.

O exame glicose ou glicemia pós prandial serve para triar pacientes portadores de diabetes mellitus. Para realizar o teste é necessário seguir algumas recomendações quanto à refeição e intervalo de tempo a ser respeitado antes do momento de retirar o sangue. Veja como proceder para fazer a coleta do material biológico para glicose pós prandial, valores alterados e normais.

A análise consiste em fazer uma coleta do sangue da pessoa a ser testada, 2 horas depois de ter feito uma refeição, que deve conter pelo menos 50 g de carboidratos. Lembrando que se o médico solicitou também glicose de jejum, esta coleta deve ser feita neste mesmo dia no período da manhã. E quanto a medicação de diabetes, se fizer uso, não é necessário interromper. Siga agora as recomendações para o teste de glicose pós prandial.

Como é realizado o exame glicose pós prandial

Preferencialmente o exame deve ser iniciado no almoço, quando começar ingerir a refeição deverá anotar o horário, se alimente normalmente com massas, arroz, feijão, e se for ingerir sobremesa, deve fazer imediatamente após terminar o almoço. A pessoa não deve ingerir bebidas alcoólicas em nenhum momento do teste. Depois que terminar a refeição poderá ingerir apenas água até o momento da coleta do sangue, nada de café, refrigerantes ou sorvetes, e quando tiver passado 1 hora e 30 minutos deverá estar no laboratório, o ideal é realizar um repouso prévio de 30 minutos no local, completando o tempo de 2 horas após o almoço. Quando atingir o tempo de 2 horas avise a equipe do laboratório para que seja realizada a coleta do sangue.

A coleta do sangue

Para realizar o teste de glicose pós prandial, no laboratório, a equipe de coleta coloca um torniquete no braço da pessoa e irá retirar uma amostra de sangue venoso que será encaminhada para análise. O resultado normalmente é liberado no mesmo dia.

Valores normais

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl. Nas pessoas com Diabetes mellitus tipo 2, ocorre um atraso da secreção de insulina, e desta forma a glicose pós prandial apresenta elevada. É recomendado que a glicemia pós prandial em indivíduos com diabetes do tipo 2 fique abaixo de 180 mg/dl. Leve seu resultado para o médico avaliar, e se for o caso, propor o melhor tratamento.

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade