Saúde em Dia
Vitamina B5, como coletar o sangue e identificar níveis do ácido pantotênico, resultado normal e alterado

Vitamina B5 também conhecido como ácido pantotênico, é um componente da coenzima A (CoA) fundamental no metabolismo de gorduras, proteínas, além de carbohidratos via ciclo do ácido cítrico. Veja como coletar o sangue para identificar os níveis desta vitamina e quais os resultados normais e alterados. A vitamina B5 está presente em diversos alimentos, especialmente em alimentos de origem animal, legumes e cereais integrais. Deficiência do ácido pantotênico nos seres humanos é bem rara. VitB5 é importante na produção de energia e também na manutenção das funções do nosso sistema nervoso.

Para que serve a Vitamina B5

A VB5 também auxilia diretamente no sistema imunológico ao participar da produção de anticorpos. No metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares, conversão em energia de carboidratos e proteínas. Quando temos níveis baixos da vitamina ocorre insônia, cãibras, sensação de ardor nos pés, náuseas e fadiga. Também participa no controle da capacidade de resposta do nosso organismo em situação de estresse.

Como coletar o sangue para realizar o exame do ácido pantotênico

Para realizar o teste sanguíneo e identificar os níveis desta vitamina é relativamente simples. O material usado para o teste é o sangue coletado da veia do braço. Quanto ao jejum, fique tranquilo, não é necessário ficar em jejum antes da coleta do sangue.

Em quantos dias o laudo do exame é liberado

Esta informação vai depender da instituição que realiza a análise, mas normalmente o teste é demorado. Será liberado entre 10 a 20 dias depois da coleta do sangue.

Resultado normal e alterado da vitamina B5

A análise é realizada pelo método de Espectrometria Cromatografia de Gases/massa.

resultado normal desta vitamina é entre 25,0 a 80,0 ug/L.

Níveis abaixo de 25 ug/L mostra uma deficiência da vitamina e o médico irá tomar medidas para reposição. Existem relatos de toxicidade gastrointestinal na presença de níveis elevados, com alguns pacientes apresentando diarreia moderada. Marque uma consulta com seu médico para que ele possa avaliar se é necessário realizar exames para identificar níveis alterados da VitB5. Caso identifique deficiência irá indicar adequação alimentar ou suplementação do ácido pantotênico.